Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Sou tantas e sou uma... Existo e sumo... Mergulho e retorno... Intensa, curiosa, aprendiz, crítica, sensível... Por vezes sábia. Vivendo na montanha-russa, em altos e baixos constantes... Metamorfose ambulante. Eu? "Contradigo a mim mesmo porque sou vasto" (Walt Whitman)

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Escola e Autoconhecimento

Aí vai um trecho muito legal sobre escola e autoconhecimento, da psicóloga junguiana Anita Moraes, que trabalha, entre outras coisas, com visualização criativa:
"...Nós freqüentamos escola desde o nascimento. Os bebês, hoje em dia, desde que nascem já vão para os berçários, pois os pais precisam trabalhar. Depois freqüentam o maternal, o jardim, o pré e tantas outras "divisões" criadas para os primeiros anos de vida. Entram na escola, aprendem a ler e a escrever, decoram tudo sobre "os seres vivos", desde os vegetais até baleias, animais e aves, passando muito de leve pelo próprio homem. Decoram longas equações, aprendem o nome de rios, vales e montanhas que jamais verão, sabem tudo sobre personagens da história que viveram há milênios, aprendem sobre as máquinas, as invenções e os avanços científicos e tecnológicos. Encontram-se, depois de todas essas etapas, preparados para "sobreviver" em sociedade. Pelo menos, é nisso que acreditam.
Nenhuma escola formal, no entanto, ensina a viver e a controlar as emoções. Nenhuma escola aponta saídas criativas para as situações do cotidiano. O resultado são homens e mulheres adultos que aparentemente sabem vestir-se e comportar-se adequadamente, que aparentemente trabalham e são pessoas sérias e que constituem famílias e criam novos pequenos homens. Por dentro, são emocionalmente crianças, que convivem com fortes conflitos. Ou então, empedernidos velhos emocionais, antes mesmo de atingirem a velhice. No íntimo, sofrem com toda sorte de pensamentos e de sentimentos que não ousam revelar aos outros, pois isto não é próprio de um adulto. Então, escondem o próprio desconforto e fingem. E aí, temos uma vasta gama de indivíduos que, por não explorarem a fundo seu próprio potencial, apenas fazem de conta que trabalham seriamente, pois foram preparados por fora, e não por dentro.
Por que isso acontece? Porque, como já disse, escola alguma prepara o homem para o autoconhecimento. E, desconhecido de si mesmo, o homem biologicamente adulto não alcança a plenitude da maravilha que é o ato de viver. Quanto mais se conhece, mais se torna capaz de reter essa possibilidade. Quanto menos se conhece, menos controla suas emoções; ao invés disso, deixa-se controlar por elas. A máxima Homem, conhece-te a ti mesmo ainda é tão insuperável quanto antiga. ..."

Nenhum comentário: