Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Sou tantas e sou uma... Existo e sumo... Mergulho e retorno... Intensa, curiosa, aprendiz, crítica, sensível... Por vezes sábia. Vivendo na montanha-russa, em altos e baixos constantes... Metamorfose ambulante. Eu? "Contradigo a mim mesmo porque sou vasto" (Walt Whitman)

sábado, 24 de novembro de 2007

De Cid de Oliveira: "Onde e quando surgiu historicamente a Astrologia?"



Onde e quando surgiu historicamente a Astrologia?

Cid de Oliveira - Astrólogo

A Astrologia que praticamos hoje no Ocidente surgiu na Mesopotâmia entre os caldeus. A época exata é ainda um problema para os historiadores oficiais. Mas, existem registros escritos datados de 2200 AC. que afirmam, sem margem de dúvidas, que a Astrologia já existia e era praticada ali em torno de 4000 AC. É dessa fonte que a Astrologia alcança o Egito, reorganiza-se dentro do hermetismo de Alexandria (mais ou menos 300 AC) atinge a Grécia e em seguida o mundo romano. No século XIV ela ocupa o interesse de grandes pensadores, como Santo Tomás de Aquino, que concebe a primeira teoria coerente para explicação do fenômeno astrológico, na sua Suma Contra os Gentios.

Por outro lado, temos informações, muito precisas e tão antigas quanto estas, a respeito da existência de uma Astrologia indiana, de uma chinesa, de uma Astrologia na América do Sul e Central, todas seguindo as mesmas premissas básicas e os mesmos conceitos gerais, adaptados apenas a tempo e lugar. O matemático e especialista em cibernética Dr. Charles Muses no seu livro The lion path: or you can take it with you ( ), publicado em 1985, mostra que, em todo mundo, desde os planaltos do Tibete até as costas da Escandinávia, existem as mesmas correspondências entre os planetas e os dias da semana. Essas atribuições universais e outras como, por exemplo, os significados dos setores zodiacais sugerem a existência de uma origem comum para essas Astrologias. Acredito que o estudo comparativo, histórico e simbólico, dessas diversas Astrologias pode fornecer pistas importantes sobre esse mistério que é onde, quando e como surgiu a Astrologia.

Se estudarmos a formação do império babilônio egípcio veremos que eles se constituíram a partir da união de diversas tribos cujos mitos e ritos estavam vinculados à paisagem terrestre. Um exemplo desse tipo de povo é o índio americano e sua relação com a pradaria e o bisão. Se tirarmos estes elementos, não poderemos compreender a civilização, o psiquismo, os valores e a economia do índio. Tanto que quando o bisão foi quase extinto, essa cultura praticamente desapareceu.


http://portodoceu.terra.com.br/estudo/perguntas-historia.asp




Um comentário:

Giulia disse...

Olá, Regina, finalmente alguém que me fez interessar por astrologia! Da forma como sempre me foi colocada, nunca levei a sério...
Um abraço e obrigada pela sua presença inteligente lá no EducaFórum!