Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Sou tantas e sou uma... Existo e sumo... Mergulho e retorno... Intensa, curiosa, aprendiz, crítica, sensível... Por vezes sábia. Vivendo na montanha-russa, em altos e baixos constantes... Metamorfose ambulante. Eu? "Contradigo a mim mesmo porque sou vasto" (Walt Whitman)

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Como estrelas na Terra - Toda criança é especial (Taare Zameen Par - every child is special)


Como estrelas na Terra - Toda criança é especial
(Taare Zameen Par - every child is special)


Queridos amigos,
Esse é um dos filmes mais lindos que já vi na minha vida!!! E olha que sou cinéfila de carteirinha, hein!
Me fez chorar diversas vezes, torcer, me indignar, sorrir, me encantar... Me encheu de esperanças.
É simplesmente IMPERDÍVEL!!!
Meu desejo, assim que acabei de assistir, foi passar pra todo mundo que, como eu, trabalha nas áreas de Saúde e Educação. Todos deveriam ver esse filme!
O menino é um ator fantástico (foi premiado, merecidamente), assim como o professor, que é o primeiro adulto que consegue realmente "enxergá-lo". A família do menino também tem bons momentos no filme, entre outros bons atores.
As escolas mostradas são parecidas com as nossas, em muitos aspectos.
Como é triste ver que, assim como lá, aqui também ainda rotulam, muitas vezes, de "burros", "preguiçosos" e "indisciplinados" alunos que podem estar com diferentes tipos de problemas/transtornos, como a dislexia do personagem do filme... É mais fácil colocá-los todos no mesmo saco e carimbar do lado de fora "alunos-problemas" ou "alunos-difíceis" ou ainda "alunos-que-não-têm-jeito-mesmo".
E a importância da ARTE, do AMOR, da SENSIBILIDADE, da IMAGINAÇÃO e da CRIATIVIDADE na Educação??? Aparecem com força total, realmente transformadora, nesse belíssimo filme! Assim como o valor de olhar e ouvir verdadeiramente o outro para se encontrar/construir caminhos e soluções.
E a cena onde todos se permitem ser um pouco crianças, numa maravilhosa quebra de rotina naquela escola tão tradicional? Muito legal mesmo!!!
Estou emocionada até agora e sei que, por muito tempo, as belíssimas imagens e cenas irão me acompanhar, com a intensidade, o colorido e a força com que me impactaram.
Superação, sobrevivência, alegria, dor, incompreensão, ignorância, medo, solidão, coragem, descobertas, possibilidades... RECONHECIMENTO. ENCONTRO. BELEZA.
E fiquem atentos à trilha sonora do filme, que é parte integrante da história. É linda demais!!!!
NÃO PERCAM!!!!
Beijos a todos, com carinho...
Regina.



Vejam o trailer em:
http://www.youtube.com/watch?v=uPGSZOt3LRE&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=64xV9l7O3cg&feature=related

Leiam a resenha em:

http://cinemaindiano.blogspot.com/2008/06/taare-zameen-par.html

E ASSINEM - EU ASSINEI!!!!! - O ABAIXO-ASSINADO PELA VINDA DO FILME AO BRASIL EM:
http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/4634

Afinal... O filme passou em festivais, mas não entrou em cartaz e... TODOS MERECEM VER ESSE FILME!!!!!

Beijos a todos,
Rê.

9 comentários:

Ibirá Machado disse...

Olá Regina, fiquei muito feliz de ver mais um blog em português falando desse filme :)

Também queria agradecer por você ter colocado o link do Cinema Indiano ;)

E aproveitando a deixa, queria pedir seu apoio para disseminar o abaixo-assinado pela vinda desse filme ao Brasil. Vi sua assinatura lá, e agradeço de coração! O link da petição: http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/4634.

Muitíssimo obrigado! :D

Regina Milone disse...

Com certeza, Ibirá!
É pra já!!!
O filme é MARAVILHOSO e quero mais é que todo mundo veja!!!!!
Não precisa agradecer!
Beijos,
Rê.

Unknown disse...

Olá, Regina sou uma professora e estudante do 5º período de pedagogia e uma amiga nossa levou essa obra prima para assistirmos. Chorei em perceber como existe aquela cumplicidade real entre o aluno e o professor.Um olhar que somente nós sabemos o valor. Uma palavra de apoio , um abraço gostoso.Eu acredito em uma educação inclusiva para todos , quem faz a nossa sala de aula somos nós mesmos bjos...

Regina Milone disse...

É isso aí, Alessa!
Também acredito em uma educação inclusiva para todos e, para isso, entre outras coisas, precisamos lutar contra mil preconceitos ainda existentes e, também, precisamos batalhar por uma formação de educadores melhor, mais completa, em todos os níveis.
Adorei ler seu comentário! Obrigada por compartilhar!!
Beijos,
Regina.

Unknown disse...

eu assisti esse filme na minha escola e adorei. esse filme é o melhor de todos. me emocionei ao assistir,e queria que todos assistisem para ver como é bom.

Unknown disse...

Olá, eu sou professora e tive oportunidade de assistir este filme que nos foi levado ate escola por nosso orientador, porém, nao consegui baixar ele em minha casa, se for possivel por favor mande para mim em meu email, este é um filme realmente extraordinário de deve ser mostrado principalmente aos pais que insistem em "matar" seus filhos com palavras e agressões sem saber do potencial de cada um. Desde já agradeço. Meu email é thyfanyellen@hotmail.com

Regina Milone disse...

Caca,
Que bom que vc assistiu na sua escola e gostou!

Thyfany,
Vc encontra o filme via torrent, com facilidade. Se não conseguir, deixe outro comentário ou me mande um e-mail: regina.milone@gmail.com

O que eu queria mesmo era que esse filme entrasse em cartaz pra todo mundo poder ver!!! Especialmente aqueles que não compreendem e maltratam, com atos e/ou palavras, as crianças que são, de alguma forma, "diferentes"...

Beijos,
Regina.

Unknown disse...

Sou estudante de direito e futuro professor, esse filme fez não somente abrir meu horizontes, mas entender que toda criança é especial e precisa de atenção e um olhar especial. A todos indico este filme, e vamos brigar com a Disney para lançar este filme aqui no Brasil. Paz a todos.

Regina Milone disse...

Caca e MCA,
Contem comigo para tentarmos trazer esse filme para o Brasil, para o circuito comercial, para que todos possam se maravilhar e se inspirar, como aconteceu conosco!!!
Obrigada por participarem aqui do blog!
Beijos...