Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Sou tantas e sou uma... Existo e sumo... Mergulho e retorno... Intensa, curiosa, aprendiz, crítica, sensível... Por vezes sábia. Vivendo na montanha-russa, em altos e baixos constantes... Metamorfose ambulante. Eu? "Contradigo a mim mesmo porque sou vasto" (Walt Whitman)

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Como escolho meus amigos

 
Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila.
Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante.
A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos.
Fico com aqueles que fazem de mim
louco e santo
...Deles não quero resposta, quero meu avesso.
Que me tragam dúvidas e angústias
e agüentem o que há de pior em mim.
Para isso, só sendo louco.
Quero os santos,
Para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças.
Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta.
Não quero só o ombro e o colo, quero também sua maior alegria.
Amigo que não ri junto,
não sabe sofrer junto.
Meus amigos são todos assim:
metade bobeira, metade seriedade.
Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos.
Quero amigos sérios,
daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem,
mas lutam para que a fantasia não desapareça.
Não quero amigos adultos nem chatos.
Quero-os metade infância e outra metade velhice!
Crianças, para que não esqueçam
o valor do vento no rosto;
e velhos, para que nunca tenham pressa.
Tenho amigos para saber quem eu sou.
Pois os vendo loucos e santos, bobos e sérios,
crianças e velhos, nunca me esquecerei de que "normalidade"
é uma ilusão imbecil e estéril. 

(Oscar Wilde)

2 comentários:

silvia calçada disse...

Regina, nossos comentários continuam em ritmo de Holocausto no Vira-lata. Esse grupo deveria se chamar Lobo Hobbes.
Lindas meninas!Belos poetas! Sem medo de cutucar a onça com vara curta.
Tentando saber que fim tiveram minhas respostas, a você e a Dra. Neise, acabei encontrando seu blog. Bem bacana.
bjs

Regina Milone disse...

Obrigada, Silvia!
Que bom que gostou do meu blog!!!
Seja sempre bem vinda pra participar, curtir, comentar... o que quiser!
Quanto àquele grupo... Já senti um pouco de tudo em relação ao que aconteceu lá: raiva, tristeza, indignação, cansaço, desapontamento... Parece que não vai ter fim! Mas vou tentar, mais do que nunca agora, não responder mais nada que mandem me dando indiretas ou coisas assim (diretamente comigo, acho que não vão falar mais,até mesmo pra "provar" que EU é que levei pro lado pessoal...).
"Ritmo de Holocausto" foi uma expressão perfeita que vc usou! E, desse jeito, não me estimula nada ficar tentando "trocar idéias" e muito menos pedir ajuda (nunca mais!!!) naquele espaço!
Ô, gentinha autoritária e metida a "donos da verdade"!!!
Tô fora!!!!
Que bom que vc apareceu por aqui!
Mil beijos,
Regina.